O que é a Sida ou o VIH?

A Sida (Síndrome da Imunodeficiência Adquirida) é uma doença não hereditária causada pelo vírus da imunodeficiência humana (VIH ou HIV - na língua inglesa) que enfraquece o nosso sistema imunitário, destruindo a capacidade de defesa em relação a muitas doenças. 

O doente infectado pela sida fica progressivamente débil , frágil e pode contrair várias doenças que o podem levar à morte. Essas doenças normalmente não atacam as pessoas com o sistema imunitário que funcione bem, pelo que são designadas por “doenças oportunistas”.
Este agente pode ficar incubado no corpo humano por tempo indeterminado, sem que manifeste quaisquer sintomas. Quando uma pessoa está infectada com o VIH diz-se que é seropositiva.

Uma pessoa VIH-positiva pode não ter sinais da doença, aparentando mesmo um estado saudável durante um período de tempo que pode durar vários anos. No entanto, essa pessoa está infectada e, porque o vírus está presente no seu organismo, pode, durante todo esse tempo, transmiti-lo a outra pessoa.

Nenhum comentário: